domingo, 6 de outubro de 2013

VIDA LONGA AO ROCK ‘N ROLL

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Lavoisier).

Rainbow_1978_Long_live_rock_n_roll_3-2462 (1)

O rock, desde suas primeiras e vibrantes aparições, sempre carregou o fardo de ser música jovem. As décadas se passaram, o mundo ainda esta mudando e o rock também. Os antigos roqueiros envelheceram e novos fãs nascem a todo instante. O rock foi e ainda é um dos fenômenos que mais marcam as mudanças comportamentais de um grupo da sociedade. Cada banda carrega uma multidão de fãs que se identificam com o estilo e passam a agir, falar, se vestir de forma influenciada. Isso sempre aconteceu, mas o que se vem observando é que cada vez mais a influencia também ocorre no outro sentido, as mudanças que emergem na sociedade e com as pessoas acabam virando rock, ou melhor, acaba virando diferentes tipos de rocks, pra diferentes tipos de gostos. O que acontece com as bandas é que os veteranos continuam firmando as tradições enquanto os novos grupos absorvem as influencias e acabam reinventando o “bom e velho rock n’roll”, a todo tempo são criados novos estilos e outras variações, a tecnologia evolui a cada segundo e possibilita diferentes jeitos de se tocar rock.
Em 1978 o conjunto Rainbow - fundado três anos antes por Ritchie Blackmore – lançou a música “Long Live Rock 'n' Roll” no terceiro álbum da banda intitulado com o mesmo nome da canção, que em certo trecho diz:

“In a different time
When the words didn't rhyme
You could never quite be sure
Then on with the change
It was simple but strange
And you knew the feeling seemed to say it all
It cries for you
It's the least that you can do
Like a spiral on the wind
I can hear it screamin' in my mind
Long live rock and roll (x3)

Em uma época diferente
Quando as palavras não rimavam
Você jamais poderia estar totalmente seguro
Então com a mudança
Isto se tornou simples, mas estranho
E você sabia que o sentimento parecia dizer tudo
Ele grita por você
É o mínimo que você pode fazer
Como um espiral no vento
Eu posso ouvi-lo gritando em minha mente
Vida longa ao rock and roll (x3)
Blackmore já entendia que o rock seguia o ritmo da mudança e que as novidades estavam aí, como espirais (dando voltas, se reinventando e em constante movimento) para serem ouvidas, pra mais tarde também servirem de influencias para outras bandas.
Em 2006, O Red Hot Chili Peppers lançou o clipe da música “Dani California” em que os integrantes se fantasiam das bandas que os influenciaram (em ordem, Elvis Presley, Beatles, Thin Lizzy, Parliament-Funkadelic, David Bowie & Poison, Sex Pistols, The Misfits, Motley Crue, Nirvana).


O rock não morreu e nunca vai morrer, como bem disse Dave Grohl: “Só porque o rock’n'roll não é mais o número 1 na parada, isso não significa que ele tenha desaparecido”. Segue ai uma lista do link de dez músicas atuais para provar isso:


Yan Soares   image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...