terça-feira, 5 de março de 2013

UM DIA NO ROCK in RIO por IGOR SOARES

IMG_0958
             
Só quem foi sabe! Este post faço para falar do fatídico 25 de Setembro de 2011, onde o mango P.O. Igor Soares se aventurou pelas terras da cidade maravilhosa enfrentando trânsitos de 03h e caminhadas um tanto mais longas só para poder adentrar a cidade do rock e... modificar todo seu conceito de experiência musical para sempre.

Não foi um evento tão bem produzido quanto as apresentações de Roger Watters ou com a animação contagiante de Manu Chao, mas sim o mais completo festival de música que aquele já teve a oportunidade de experienciar. E não digo isso pela montanha russa, a tiro-lesa, o bis grátis, o bob's grátis ou qualquer outra "coisa diferente" que o festival apresentou, foi simplesmente a line-up.

Em um mesmo dia se apresentaram Angra, Tarja Turunen (ex Nightwish), Sepultura, tambours du bronx, Korzus, Bnegão, The Punk Metal Allstars, Matanza, Slipknot, Motorhead e METALLICA.

O palco Sunset, palco B do festival, comportou os shows de Korzus, junto com o Punk Metal Allstars, Matanza, junto com Bnegão, Angra, junto com Tarja Turunen, e Sepultura, junto com Tambours du Bronx.
Este palco por si só seria capaz de fazer um grande festival, o rock cru do Matanza temperado pelo explosivo Bnegão e a empolgante apresentação do Korzus que juntos com o Punk Metal All Stars (grupo composto por membros de diversas bandas como joão gordo do ratos de porão e Mike Clark do Suicidal Tendencies), com sua polga regada de grindcore, já fariam um ótimo evento.

Porém nem tudo são flores, aconteceram uma série de defeitos de som, o show do Angra foi fraquíssimo, salvo apenas pela participação de Tarja Turunene canções como Phantom of The Operae os diversos atrasos fizeram com que este palco rivalizasse com o palco Mundo, palco principal. Mesmo assim os loucos por rock resistiram e o palco Sunset chegou a ter o maior público do evento durante a performance de Sepultura e Tambours du bronx, que ninguém há de discordar que merecia muito estar no palco Mundo no lugar de Glória ou Coheed and Cambria (que só serviram de abertura para as bandas que viriam, uma eletrizante junção entre os tambores franceses do Tambours e o som forte que todos conhecemos do sepultura, aquele tipo de show que faz o coração palpitar e a adrenalina sai da música para seu corpo.
O que falar do ocorrido no palco mundo? Como descrever uma noite que te apresenta Motorhead, Slipknot e Metallica em sequência?
rock Rio

Muitos dizem que o Motorhead é o símbolo da junção entre o Rock e o metal, banda que mostra o verdadeiro poder de um Power Trio (denominação dada as bandas composta por 03 pessoas com apenas baixo, guitarra, bateria e voz), que incentivou muitos jovens a pilotarem motocicletas, beber, brigar e tocar guitarra e mostra que atitude ainda faz parte da música, a alma do artista tem de ser visível para que sua apresentação possa marcar o público. É nítida a influência do Motorhead em bandas como matanza e até mesmo James Hetfield reconheceu em pleno show o quanto o Metallica devia ao Motorhead por sua existência. ACE OF SPADES!
Slipknot trouxe "irreverência" a "Noite do Metal" do Rock in Rio, seus integrantes, em seus tradicionais macacões e máscaras de pesadelo, pulavam em cima de tambores, batiam uns nos outros, saltavam do palco, escalavam as estruturas do evento... Enquanto martelavam os ouvintes com sua música visceral. Este show teve a maior roda de polga de toda a edição do rock in rio, com direito inclusive ao "wall of death", que eu aproveitei para me lançar até a grande mais próxima ao palco já para aguardar a chegada do gran finale.
Metallica coroou a noite, embalando todos os presentes, fossem jovens, idosos, crianças, mulheres, homens... com seus sucessos e até mesmo as músicas menos conhecidas. Por um momento tudo parou e somente existia a música, o êxtase de estar defronte a uma das maiores bandas do planeta... E daí que as pessoas me pressionavam contra a grade? E daí que muitos se debatiam? E daí que meus amigos desistiram de resistir ao tufão e se afastaram? Eu estava diante do metallica, banda que orienta minha memória musical desde antes dos tempos da Serra de Baturité e da rural que vai ver o mar... Não tenho palavras para descrever todas as emoções que me dominaram durante o show. Um momento único, principalmente devido a tudo que já havia sido meu dia, uma performance impressionante, um verdadeiro show onde os músicos demonstraram não apenas habilidade, também carisma, afinidade entre si e uma incrível capacidade de fazer do público em si uma peça essencial do espetáculo. Tenho a certeza que mesmo aqueles que viram o show pela tv se viram arrepiados.
Esse é meu "breve" relato de um dos dias do Rock in Rio de 2011. Para as curiosidades é só entrar em contato!
Igor Soares, Mango PO (Puro de Origem da 3ª linhagem)

3 comentários:

  1. Não fui ao Rock in Rio 2011 e me arrependo muito! Depois de lê este relato então, agora em 2013 NÃO VOU PERDER! já estou acompanhando o início das vendas dos ingressos...

    ResponderExcluir
  2. Com uma banda dessas não tem como não se emocionar! deve ter sido incrível, e nesse ano eu vou! junto com o Alice in Chains então !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IGOR DISSE: "Uma pena que esse ano não vai dar para mim.... Curta por todos nós!"

      Excluir

Aproveite e veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...