Renato nasceu em 27 de março de 1960 e morreu de AIDS aos 36 anos em 1996. Nascido no Rio de Janeiro, viveu parte da sua infância em Nova York e sua adolescência na capital brasileira, onde começou a compor suas primeiras letras e músicas.
Formou a banda Aborto Elétrico em 1979 no estilo Punk Rock, onde destacamos as músicas “Que País é Este?” e “Veraneio Vascaína” . Em 1982 abandonou a banda e passou a fazer uma carreira solo, já com músicas mais lentas. Foi desta época “Eduardo e Monica”, “Faroeste Caboclo” e “Música Urbana 2”. Cansado de tocar sozinho se juntou a Marcelo Bonfá, Kadu Lambach e Paulista onde formou a LEGIÃO URBANA. No ano seguinte, Paulista e Paraná deixam a formação original e Dado Villa-Lobos assumiu a guitarra. O músico Renato Rocha, o “Negrete”, passou a integrar a banda como baixista em 1984 pouco antes da gravação de lançamento do primeiro álbum.
Nos primeiros dias de 1985 chegou ao mercado brasileiro o álbum “Legião Urbana” . Um sucesso, onde destacou-se as músicas “Será”, “Ainda é Cedo” , “Geração Coca-cola”, “Soldados” e “Por Enquanto”. Daí para frente o sucesso da Legião não parou mais …Os álbuns “Dois” e “As quatro estações” marcaram nossa juventude com as inesquecíveis canções: “Tempo Perdido”, “Eduardo e Monica”, “Índios”, “Quase sem Querer”, “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto”, “Meninos e Meninas”, “Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar” e “Monte Castelo”.
A poesia contida nas letras continua marcando os Pais e Filhos até hoje, formando uma verdadeira corrente de “Legionários”.
Em 2013 a vida do Poeta do Rock virou um filme: "Somos tão jovens" (assista abaixo em HD). Agora em 2014 vai estreiar o filme "Faroeste Caboclo" , inspirado na letra da canção de Renato Russo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário