domingo, 5 de julho de 2015

O ÚLTIMO GRANDE DISCO DE ROCK por Homero Rodrigues / Rosana Soares

Em 24 de setembro de 1991 foi lançado o que é considerado por muitos como o último grande disco da musica mundial. Trata-se de Nevermind, segundo disco da banda norte-americana Nirvana.

nirvana 3 nirvana 8
Nirvana é uma banda originária de Aberdeen, estado de Whashigton. Ela foi criada por Kurt Cobain e Cris Novoselic em 1987. Muitos bateristas assumiram as baquetas  na fase inicial da banda, na qual o Nirvana disputava seu lugar ao sol em meio a uma cena  que misturava os gêneros Rock Grunge com  Rock alternativo, no qual inúmeras bandas tentavam se firmar. Em 1989, já radicados em Seattle, de baterista permanente, Chad Channing, lançam pela gravadora local, a Sub Pop,  seu primeiro disco “Bleach” que teve uma modesta repercussão, sendo mais notado nos meios alternativos e universitários.  Porém no Reino Unido "Bleach" fez um relativo sucesso, fato determinante para a assinatura de um contrato com uma grande gravadora, a DGC Records, do grupo da Geefen Records.

nirvana 11 nirvana

Contrato novo, baterista também, pois Dave Grohl ( atual fundador, vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters) assume a bateria no lugar de Chad e em maio e junho de 1991, fizeram a gravação do Nevermind na Califórnia.  
Com o disco pronto, os executivos da gravadora estavam pessimistas com o produto final e estimavam que o disco venderia na melhor das situções 250 mil cópias. Após 3 meses o disco decolou. Músicas como "Smells Like Teen Spirit”, "Come as You Are", "Lithium", In Bloom" e “Polly” estouraram em todo planeta. Nevermind vendeu 30 milhões de cópias e o Nirvana mudou a geopolitica da música, lançando a pequena Seatle no mapa do Rock mundial.

nirvana 1r Nirvana 2

Com o sucesso do álbum Nevermind aconteceu uma verdadeira procura das grandes gravadoras para contratar grupos de Rock Grunge, renovando os rumos do velho Rock. Citamos os mais famosos álbuns dos anos 90:  “Ten” e “Vs” do Pearl Jam, “Facelift” do Alice in Chains, “Badmotorfinger” e “Superunknown” do Soungarden e os demais discos do Nirvana,  todos com origem em Seatle!

nirvana 4 nirvana 9

A capa do Nevermind: De acordo com Cobain, ele teve a idéia de usar o bebê nadando em direção ao dólar, após assistir a um programa de televisão sobre partos na água com o David Grohl. Como as imagens destes nascimentos eram fortes demais, a banda preferiu uma foto de um bebê nadando. Então usaram o filho do fotógrafo Rick Elden, que se chamava Spencer Elden. Quiseram mostrar que o dinheiro e o capitalismo faz parte da nossa vida, e nos controla desde cedo. Já fizeram diversas paródias com a capa do Nivermind, veja abaixo 2 delas:

nirvana 6 nirvana 7
Em 2011, foi lançada uma edição remasterizada de Nevermind, em comemoração aos 20 anos do álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...