terça-feira, 29 de setembro de 2015

FROM GUITAR TO ROCK – SHOW de STEVE VAI no ROCK in RIO 2015 por Igor Nogueira

Steve vai 5No princípio aquela revoada de camisas pretas não sabia muito bem porque estar ali e ao verem uma orquestra tomar assento ao palco muitas desistiram e preferiram ir sentar perto do Palco Mundo a ficar para o encerramento do Palco Sunset, esse talvez haja sido um erro tão tremendo que tais pessoas jamais serão capazes de compreender que erraram.


O nome e o formato de Steve Vai destoava na programação do 5º dia do Rock in Rio 2015, que contou com grupos como Nightwish, Moonspell, De la Tierra, Mastodon, Faith no More e Slipknot. Dia dominado por uma juventude sedenta pelo Metal e louca para expressar-se em rodas de polga, público bem diferente do que se espera para o show de um guitarrista acompanhado por uma orquestra.
Ateve Vai 2 Steve vai 1
O público estava em desvantagem, pois Steve já sabia o que encontrariam a sua frente e os presentes para o evento não sabiam o que encontrariam no palco. No começo do show tudo já estava bem claro, o maestro se pôs a conduzir a plateia como se esta fosse uma extensão da orquestra e por toda a apresentação o clima seguiu desta maneira: Steve hipnotizara o público que apesar de toda sua ânsia mal conseguia falar e quando muito conseguia mover-se era para rapidamente liberar o êxtase que acumulava dentro de si, ele o flautista e nós os ratos.
Steve vai 4 Steve Vai 3
O show contou com clássicos como “Kill the guy with the ball”, “Velorum”, “Racing the Wolrd” e encerrou na consagrada “For the Love of God”. Steve abusava de suas técnicas com a guitarra e exigia que seus companheiros e suas companheiras de palco se esforçassem ao máximo, propagando uma energia que fazia tudo vibrar. Mesmo os experientes músicos da orquestra Camerata de Florianópolis se viram contagiados pelas notas harmorniosamente desarmônicas de Vai e abandonaram a tradicional sisudez, prestando atenção dava para ver que alguns se empolgavam ao ponto de errar o tempo.

Steve manteve uma poderosa presença de palco do início ao fim do show, deixando claro que apresentar-se não é só tocar um instrumento em frente a várias pessoas. Claro que esbanjou suas habilidades com a guitarra, fazendo cada acorde parecer a coisa mais simples do mundo; no entanto, encorpou sua apresentação com solo de violino, dueto com outro guitarrista, dueto com uma harpa e em nenhum momento distanciou-se do público, de quem exigiu participação. Tocou sem recair na mera demonstração técnica; tocou com dedos, língua e alma.
Steve vai 7
Steve Vai 6
“For the Love of God” foi um dueto entre guitarra e harpa que contou com Vai tocando a guitarra com a língua e “dizendo” não várias vezes ao público que começava a bater palmas, um não que significava “eu não vou parar agora, parem vocês as palmas e me escutem”. Enfim, dentre os que sabiam e os que não sabiam o porquê de estar ali na noite do 25/09/2015 uma coisa é certa: ninguém saiu sabendo o que se passou.
Assista aqui o Show completo pelo canal multi-show.

NOTAS DO BLOG: 
Steve Vai é um guitarrista, compositor, produtor musical e artista-educador  nascido nos Estados Unidos. Tem 55 anos. É considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores guitarristas do mundo, inspirando inúmeros músicos , assim como desempenha um papel importante na evolução do rock moderno . Ganhador de diversos prêmios Grammy, Steve Vai tem a capacidade de se reinventar a cada trabalho lançado, inovando na abordagem do instrumento, na composição e nos termos técnicos utilizados, procurando sempre o seu melhor resultado.

No dia 25 de Setembro 2015, juntamente com a orquestra Camerata Florianópolis (regida pelo maestro Jeferson Della Rocca), a qual, desde 2008 desenvolve o projeto "Rock’n Camerata" (uma releitura acústica dos clássicos do rock) Steve Vai tocou no rock in Rio, no palco Sunset.

A escolha da orquestra Camerata Florianópolis foi feita pelo o próprio Steve.  Ainda no mês de Abril de 2015, ele veio a Florianópolis ensaiar para a apresentação do Rock in Rio.
A Camerata foi com sua formação sinfônica completa para o show: 60 músicos que tocam instrumentos de corda, sopro, metais e percussão . Além dos músicos da orquestra, a Camerata foi encorpada pela banda Brasil Papaya, os irmãos Eduardo e Renato Pimentel (ambos na guitarra) e o baixista Baba Jr.  e pelo percussionista Rodrigo Gudin Paiva.

A maior parte do show no Rock in Rio foi do trabalho autoral do Steve Vai que também fez os arranjos sinfônicos das versões . O setlist do show foi composto pelas seguintes músicas, nesta ordem: Kill the Guy with the Ball, Racing the World, The Murder, Velorum, Whispering a Prayer, The Crying Machine, Lotus Feet, Taurus Bulba, Liberty, For the Love of God.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...